“20 anos de MERCOSUL Educativo”

18/02/2013 10:07

O Setor Educativo do Mercosul celebra suas duas décadas de existência através do concurso “20 anos de Mercosul Educativo”. O propósito é promover e incentivar a pesquisa de temas de integração regional. Os trabalhos serão recebidos até o dia 20 de junho de 2013 em cada país.

 

O concurso é aberto a estudantes avançados, graduados e professores de todos os níveis de ensino, grupos de pesquisa independentes e/ou vinculados a universidades, faculdades e institutos de formação de professores dos países membros e parceiros do Mercosul.

 

Os trabalhos deverão ser referentes temas relacionados com o processo de integração em Educação Básica, Educação Tecnológica, Formação Docente e Educação Superior. As pesquisas serão do tipo descritiva, estudo de caso ou monografia; devem conter informação quantitativa/ qualitativa sobre o mencionado processo de integração educativa na região.

Os eixos temáticos do concurso são:

- Políticas educativas desenvolvidas pelo Setor Educativo do Mercosul que foram implementadas nos países que o integram;

- Impacto de realização do Setor nos sistemas educativos nacionais e as resoluções dos órgãos decisórios do Mercosul

- Processos de mobilidade no Mercosul: alcances e limitações

- Programas e projetos de integração

- Credenciamento de carreiras universitárias no Mercosul

- Experiências de mobilidade em educação superior nas últimas décadas nos países do Mercosul

- Processo de acreditação no Mercosul nos últimos 20 anos

- Programas de participação juvenil no Mercosul

 

O Setor Educativo do Mercosul é um órgão criado para contribuir para a integração regional acordando e executando políticas educativas que promovam a cidadania regional, a educação de qualidade para todos, a cooperação solidária e o intercambio, e fortaleçam os programas de mobilidade de estudantes, profissionais e pesquisadores. A instância superior do Setor é a Reunião de Ministros de Educação do Mercosul. (RME)          

 


Veja como participar:

20_anos_SEM_pt.pdf (148,9 kB)